Tags

Related Posts

Share This

Sobre o projeto

O projeto Mil Mãos trata de relações cooperativas entre artistas com um olhar voltado para a liberdade criativa e para espaços não delimitados por fronteiras físicas ou temporais.

Com absoluta simplicidade de meios o projeto Mil Mãos propõe aos convidados a realização um trabalho de caráter intimista.

Questões relacionadas ao processo de criação, tanto no meio físico (os desenhos) quanto no meio virtual (imagens publicadas no site) são tratadas neste projeto. Assim as relações  que travo com os artistas , as  impressões relatadas pelos mesmos após a realização dos trabalhos, as tratativas para novos espaços expositivos, o resultado da passagem do projeto por estes espaços, etc, tudo enriquece e determina os novos caminhos a serem seguidos.

Não há pressa, não há data de conclusão, não há delimitadores. Existe a vontade de construir tanto na versão física como virtual do projeto que se encontra no link “Virtual” deste site.

Além da construção livre de um painel constituído de imagens digitais ainda podemos acompanhar a produção no meio físico através das imagens que compõe o painel e das exposições realizadas.

O processo se dá da seguinte maneira:

Artistas são  convidados a realizar trabalhos em meio físico e digital.  Para o meio físico entrego a cada artista um Kit contendo dez papéis nas dimensões  5cm x 7cm, uma caneta nanquim e o convite para desenhar.

Em um primeiro momento o projeto contou com a participação de artistas de São Leopoldo, Porto Alegre, São Paulo e Holanda, num total de noventa participantes. Paralelamente foi lançado um site com  a mesma proposta, porém direcionado à realizações no meio digital.

Tanto os desenhos realizados em meio  físico, quanto os realizados ou processados em meio digital foram apresentados em Portugal na cidade de Lisboa,  no período de 20 de fevereiro a 12 de março de 2010, ocasião em que artistas portugueses e uma artista mexicana passaram a fazer parte do Mil Mãos. O resultado destas intervenções foi apresentado no Centro Cultural José Pedro Boéssio, Galeria Liana Brandão no período de 1º a 21 de junho deste ano quando novos artistas passaram a fazer parte do projeto. Este procedimento de entrega de kits a interessados continuará sendo realizado nas diferentes cidades por onde o projeto passar.

No final do ano de 2008 recebi o convite da Galeria Colorida de Lisboa para apresentar  meu trabalho em seu espaço. Realizamos então as tratativas para efetivar uma mostra no final de 2009. Durante o ano fui desenvolvendo a ideia do Projeto Mil Mãos e apresentei à galeria que apoiou sua apresentação sem abrir mão dos trabalhos da minha produção anterior que já havia selecionado.

A excelente receptividade da proposta por parte dos  artistas brasileiros com os quais tive contato aqui antes da viagem  e dos portugueses durante minha estadia em Lisboa,  confirmou a confiança que tenho neste projeto. O projeto Mil Mãos  não se resume à mostrar  trabalhos de artistas, para públicos distintos de outras cidades e outros países. Ele oferece a oportunidade de trocas de informações e experiências que tangenciam os desafios representados pelo material oferecido, a dimensão reduzida, a liberdade total em relação  a temática e a produção desvinculada do sistema do mercado de arte. Isto para citar apenas alguns dos pontos tocados pelo projeto que vão se ampliando na medida em que aumentam as participações e as questões de cada artista.